Há aproximadamente 15 dias, o pesquisador meteorológico Davi Friale anunciou a chegada da frente fria mais rigorosa dos últimos seis anos para esta sexta-feira, 5.
Segundo Friale, o frio intenso chegará a capital acreana a partir da tarde desta sexta, com rajadas de vento que poderão ultrapassar 60km/h, em algumas áreas.
A onda de frio será tão intensa que atingirá da Amazônia, região Centro-Oeste e outros estados brasileiros, inclusive estados como Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Ceará e Piauí terão queda de temperatura.
A previsão de Friale é que a temperatura atinja 14˚C entre sábado, 6, e segunda-feira, 8. Ele não descarta a possibilidade de as temperaturas chegarem a menos de 10˚C e alguns locais. A máxima deve chegar a 20˚C.
Ainda segundo o pesquisador, o frio deve ser mais rigoroso do que o ocorrido no Acre em julho de 2013, quando a temperatura em Rio Branco ficou abaixo de 8˚C.
Não é à toa que o meteorologista sugeriu, inclusive, a realização de uma campanha para arrecadação de agasalhos. A ideia é doar para moradores de ruas e pessoas que não têm condições de comprar as vestimentas.
Mas o que os acreanos estão pensando sobre essa previsão de friagem? Com o calor que tem feito nos últimos dias, muitos não acreditam que a temperatura cairá bruscamente. Nas redes socais, o assunto virou piada para alguns internautas e expectativa para outros.
A internauta Drica Oliveira brincou com a possibilidade da chegada de uma friagem rigorosa: “O único frio intenso que eu vejo é o do coração do moreno”.
Outra jovem brincou e sugeriu procurar promoções de roupas de inverno no Formigão, loja conhecida por sempre fazer queima de estoque no Centro de Rio Branco. “Será que já podemos ir no Formigão?”.
Enquanto algumas pessoas duvidam e se divertem com a previsão do meteorologista, outras aguardam ansiosamente a temperatura cair no Acre. “Vem friagem”, “Quem venha forte” e “Agora vai” são alguns dos comentários esperançosos postados nas redes sociais.
Frio combina com rabada
No Acre, se tem frio, tem que ter rabada ou tacacá para ajudar a se aquecer. Por isso, a grande maioria dos vendedores estão se preparando para receber uma demanda maior neste fim de semana. Proprietários de quiosques e até de delivery acreditam que a procura será grande.
A comerciante Ana Silva já se preparou para produzir uma quantidade maior de rabada em seu restaurante.
“Vendo comida de todo tipo e a rabada é um dos pratos preferidos dos clientes. Até no calor vende bem, mas quando temos dias mais frios a procura aumenta muito e sempre acaba rápido”, contou.
Gazeta