24.1 C
Juruá
terça-feira, novembro 26, 2024

Polo do Hospital de Amor de Barretos será implantado em Cruzeiro do Sul

Por

- Publicidade -

Uma equipe do Hospital de Amor de Barretos, encontra-se em Cruzeiro do Sul (AC), realizando visitas nas unidades básicas de saúde, no Hospital Regional do Juruá e na Maternidade. A visita tem como objetivo a troca de experiências para a futura implantação de um Polo do Hospital de Amor no município, que deve acontecer até o segundo semestre deste ano. Na capital do estado, em Rio Branco, já existe a unidade base, que atua com prevenção de câncer de mama e do colo do útero, além de tratamento no estágio inicial das doenças.

De acordo com o médico Leonardo de Paula, o polo será implantado em uma sala ao lado da maternidade, onde serão ofertados exames de mamografia, ultrassonografia e biópsia de colo. Além dos serviços que serão trazidos pelas unidades móveis para todos os municípios do Vale do Juruá e Envira, sendo 70 mamografias e 50 coletas de preventivos feitos diariamente.

Os pacientes serão encaminhados para os atendimentos através das unidades básicas de saúde. Segundo o coordenador médico da Santa Casa de Barretos, César Maurício da Silva, as ações preventivas são fundamentais para detectar precocemente a doença. No Brasil, é preconizado que o exame de Papanicolau seja realizado a partir dos 25 anos e o de mamografia a partir dos 50, no entanto o hospital de amor faz o procedimento a partir dos 40 anos.

Além da base em Rio Branco, pacientes do Acre também são atendidos no Hospital de Amor da Amazônia em Porto Velho (RO), que conta com serviços mais complexos, e no Hospital de Barretos. Desde 2001 quase 500 pessoas foram atendidas, sendo em sua maioria de Cruzeiro do Sul e da capital.

O administrador da unidade oncológica, Deyvit Coronato, explicou que o Hospital atua  além da parte oncológica, também com atenção primária, algumas unidades de saúde,  santa casa e ambulatório médico de especialidades, agindo nos setores primários, secundários e terciários da saúde. A oncologia conta com três unidades diferentes, sendo o adulto, pediátrico e paliativo.

O coordenador da reabilitação, Daniel Grossi, destacou que além das ações de prevenção e tratamento, o hospital se preocupa ainda com o pós tratamento, com a reabilitação, implantação de próteses e inserção no esporte e no mercado de trabalho.

A primeira relação do Hospital de Amor com o Acre, segundo o representante da instituição João Paulo Silva e Silva, foi com a construção da base em Rio Branco, construída através de uma dívida de precatórios que foi revertida na construção do prédio, aquisição de equipamentos e compra de duas unidades móveis para tender os municípios ao longo do estado.

A coordenadora regional de saúde do Vale do Juruá, Tarauacá/Envira, Raquel Batista, agradeceu a parceria, enfatizando a importância dessa proximidade, uma vez que reduz os custos com TFD, a demanda e ainda oferece comodidade para os pacientes que serão atendidos na própria região.

O Hospital de Amor é o antigo Hospital do Câncer de Barretos, sendo administrada pela Fundação Pio XII, tendo Henrique Prata como presidente da fundação mantenedora. Atualmente o hospital é mantido com fundos angariados em eventos e demais ações.

- Publicidade -
Copiar