Um menino de 7 anos conseguiu salvar o primo de 3 com técnicas de primeiros socorros, anteontem, em Teresina (PI). O caso aconteceu enquanto a família almoçava em casa, e o menino Alírio Davi Barreto se engasgou.
Desesperados, o avô e a tia da criança tentaram socorrê-la, mas não sabiam como agir. Foi nessa hora que o primo Walter Neto Mendes Silva Vaz Barreto disse que sabia o que precisava ser feito.
“Quando eu vi que todo mundo estava desesperado tentando ajudar o Davi, eu fui lá e falei para minha mãe que eu podia fazer a manobra”, diz Walter Neto. “Então, em umas três tentativas, eu consegui desengasgar o Davi.”
A família explica que o menino se engasgou com a comida e que, junto com ela, cuspiu um pedaço bem pequeno de espinha de peixe.
“Foi assim impressionante, porque algo que a gente não conseguiu fazer, uma criança fez sem dificuldade, porque realmente ele não estava nervoso. Pelo fato de eu estar nervosa e o meu sogro também, a gente acabou atrapalhando”, afirma Ana Gabriela Silva Vaz Barreto, 30, mãe de Walter Neto.
Segundo a família, as técnicas aplicadas por Walter foram aprendidas em um projeto para crianças do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), conhecido como “Samuzinho”.
“Na quinta-feira da semana passada, o Walter tinha ido para o Samuzinho para a aula e tinha errado a manobra com o bebê. Ele falou para a professora dele que estava muito triste, porque não conseguia fazer nada, e horas depois acontece isso, ele salva o primo e a autoestima dele volta”, comenta a mãe.