Os prefeitos de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Porto Walter se reuniram na manhã desta segunda-feira, 3, com as principais lideranças indígenas do Vale do Juruá e Tarauacá/Envira, para discutir os assuntos que serão apresentados para o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Aquino Sales, em um encontro que ocorre amanhã.
A reunião ocorreu no auditório do Crie, em Cruzeiro do Su. Durante o encontro com o ministro serão discutidas questões ambientais relacionadas à construção de uma estrada saindo do Brasil para o Peru, com acesso por Mâncio Lima; o desenvolvimento da região e o lançamento do programa qualidade do ar em áreas urbanas.
O líder indígena Manoel Kaxinawá enfatizou a importância dos povos indígenas apresentarem seu ponto de vista e determinações para o ministro. “Nossa vinda neste evento foi pra conversar com os prefeitos do Vale do Juruá, apresentando nossas propostas, pra que os povos indígenas e as prefeituras possam apresentar para o Ministro do Meio Ambiente, para que ele traga a prosperidade de acordo com a nossa determinação e definição entre índio e não índio, ouvindo e sendo ouvido”, afirmou.
Entre os gestores da região, o prefeito de Mâncio Lima, Isaac Lima, destacou que é importante que o governo federal destine recursos para o desenvolvimento dos municípios. “É muito importante a união de todas as prefeituras, para que possamos conseguir fazer esse projeto ser aprovado, e lá na frente ser executado. É um projeto voltado não apenas para os indígenas, mas para toda população. Em Mâncio Lima temos três áreas indígenas, e esse projeto vai atingir principalmente a área do povo puyanawa, que já são produtores rurais, sendo um investimento para preservação da mata e também da parte produtiva”, enfatizou.