Nos últimos três dias, diversas pessoas procuraram o Juruá em Tempo para denunciar a demora no atendimento na Maternidade de Cruzeiro do Sul. Algumas pessoas esperaram por atendimento nesta sexta-feira, 31, desde às 6h. Por isto, a reportagem foi conferir a situação da unidade hospitalar e conversar com o gerente de Assistência à Saúde, Fernando Rossi, que esclareceu a situação.
Rossi admite a demora no atendimento nos últimos três dias, mas alega que houve um fluxo atípico de casos “complexos” na maternidade, o que gerou lentidão no atendimento. “Como todos sabem a cesariana é um procedimento de emergência, e nos últimos quatro dias foram realizados muitos partos cesarianas. Isso é um indicativo claro que a complexidade dos casos atendidos era diferenciado. Quando a complexidade é diferenciada, ela demanda mais tempo por parte do profissional”.
Rossi destaca que se trata de “episódios isolados” visto que o quadro de funcionários está completo. Além disso, todos os setores estão funcionando normalmente. “Hoje, temos de plantão dois ginecologistas, um anestesista, um pediatra, um clínico geral, mais 27 profissionais de enfermagem. Farmácia e laboratório funcionando. Ou seja, estamos com a nossa capacidade plena funcionando”.
Na oportunidade, o gerente pediu desculpas à população pelo transtorno e garantiu que sua equipe está trabalhando para melhorar cada vez mais o atendimento na unidade. “Estamos buscando todo dia qualificar não só com equipamento, mas com recursos. Esses episódios que acontecem causam transtornos e chateação, porém, nós estamos trabalhando para que isso não aconteça. As melhorias irão aparecer e a qualidade de atendimento da maternidade, que sempre foi muito boa, vai ser melhor ainda”, conclui.