Encontro reúne agricultores para avaliar resultados da produção de mandioca

Nesta quarta-feira, 26, ocorre uma reunião técnica para validação do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para a cultura da mandioca no Acre. O encontro acontece na sede do Sebrae, em Cruzeiro do Sul.

Segundo o pesquisador da Embrapa, Falbenir Costa, o objetivo da reunião é avaliar os resultados da implantação do Zarc, avaliando o perfil de cada produtor.

“O objetivo é validar com os produtores que têm experiência da prática, os resultados que o modelo matemático que utilizamos produziu. Vamos conversar com os produtores e verificar se o resultado do modelo está de acordo com a realidade. Essa é uma forma de conhecer de perto a realidade dos produtores e colocar em prática de acordo com a realidade deles”.

O programa alcança desde pequenos produtores até agricultores com maior capacidade operacional.

O agricultor Marcelo Diógenes participou da reunião e destacou a importância da iniciativa para fomentar a cadeia produtiva.

“Uma oficina como essa é de suma importância porque vai trazer tecnologias inovadoras, que vão melhorar nossa produção e qualidade dos nossos produtos”.

Apesar da participação de alguns produtores, o número ainda é pequenos. É o que conta o presidente da Central de Farinha do Juruá, Germano da Silva Gomes, que lamenta a baixa adesão por parte dos pequenos agricultores.

“Isso não é uma perda de tempo, na verdade eles ganham com isso. Só perdem em não participar de uma reunião como essa. Vivemos um momento novo com grandes tecnologias, que possibilitam produzir mais com menos trabalho”.