A Operação AJURICABA V, coordenada pela 17º Brigada de Infantaria de Selva, aconteceu durante 8 dias. Os militares do 61 º Batalhão de Infantaria de Selva, o 61 Bis, realizaram diversas ações, como Postos de Bloqueio e Controle Fluviais (PBCFLu) e Patrulha Fluviais nos rios Juruá, Campina e Moâ, visando o combate aos ilícitos transfronteiriços e ambientais, além do contrabando de entorpecentes.
Nas cidades de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima os militares realizaram patrulhas terrestres e motorizadas, Postos de Bloqueio e Controle de Estradas (PBCE) e revistas de veículos e pessoas. A atividade visa aumentar a presença do Exército Brasileiro na faixa de fronteira proporcionando a população das regiões abrangidas uma maior sensação de segurança.
Fazendo parte da operação, foram realizadas ainda ações Cívico Social (ACISO) para a comunidade da Praia Grande, no município de Cruzeiro do Sul, com atendimentos médicos e odontológicos, além da distribuição de medicamentos à população local, a Banda de Música do Batalhão fez uma apresentação musical para os moradores.
Confira as imagens: