61° BIS participa da campanha “Ajudar está no nosso sangue”

No período de 10 a 14 de junho, o Comando de Fronteira Juruá/61º Batalhão de Infantaria de Selva (C Fron Jur/61º BIS), participou da campanha nacional de doação de sangue do Exército Brasileiro “Ajudar está no nosso sangue”, o Posto Médico de Guarnição (PMGu) coordenou as atividades com o Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul, foi feita uma programação para uma doação de sangue organizada, na qual, estabeleceu-se datas e horários determinados para a ida dos militares voluntários, por Subunidade, ao centro de coleta.

Militares foram estimulados a doar sangue a partir de uma divulgação interna na organização militar, voltada aos militares da ativa. Uma Palestra sobre doação de sangue foi ministrada no auditório do Batalhão aos voluntários pela Técnica em Hemoterapia Fátima Girão e pela Enfermeira Jéssica Rodrigues, ambas do Hemonúcleo de CZS-AC, onde puderam conscientizar os presentes em relação à importância desse nobre gesto que salva vidas, de modo que ele possa tornar-se um hábito na rotina diária e como aumentar a disponibilidade de sangue na região.

Um fato bastante positivo é que os militares doadores de sangue automaticamente fizeram exames para Hepatite B e C, Sífilis, Doença de Chagas, AIDS e para detecção dos vírus HTLV I e II, conforme legislação vigente. Existem, no entanto, doenças que podem ser transmitidas pelo sangue a quem for recebê-los, para os quais não são feitos exames.

No encerramento da campanha nacional de doação de sangue do Exército Brasileiro “Ajudar está no nosso sangue”, a Gerente Geral do Hemonúcleo Diani Carvalho elogiou e agradeceu ao Coronel Eduardo Lemos Pereira de Almeida, Comandante do C Fron Jur/61º BIS por esse apoio e iniciativa que salva vidas. O Comandante disse que é uma atribuição bastante nobre e gratificante desenvolvida pelo Batalhão. Também a Banda de Música de OM realizou uma bela apresentação no Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul, certamente abrilhantou e tornou o evento mais agradável.

Da assessoria.