Trabalho voluntário é aposta para reabilitação de dependentes químicos em Cruzeiro do Sul

Há quase 20 anos, a Associação de Pais e Amigos dos Dependente Químicos (Apadeq) trabalha com a recuperação de dependentes de álcool e drogas em Cruzeiro do Sul.

O presidente da entidade, Raimundo Felício, conhecido popularmente como Branco, explica que além do trabalho de reabilitação de dependentes químicos, a Adadeq também promove campanha de prevenção as drogas nas escolas da cidade.

Além disso, a instituição tem apostado no trabalho voluntário para auxiliar na recuperação dos dependentes. Somente este ano, um grupo de voluntários realizou a limpeza da Escola Craveiro Costa e do complexo de comunicação TV Aldeia, ambos estavam tomados por mato e precisavam de manutenção.

Atualmente, a instituição está trabalhando na limpeza do Arena do Juruá.

“A instituição faz esse atendimento a custo zero. É uma visão institucional, você tem a autoridade para falar: eu fiz. Se o Estado não faz, a instituição faz”, disse o presidente.

Apesar de ressaltar a omissão do governo federal e estadual, Branco elogia o empenho e preocupação da Prefeitura de Cruzeiro do Sul em apoiar a causa.

“Quando o Estado falha, a sociedade sofre. É importante que as instituições caminhem juntas. A prefeitura de Cruzeiro do Sul tem uma preocupação imprescindível. O prefeito Ilderlei Cordeiro e seu vice buscam renovar a parceria com a nossa instituição em tempo real, o que mostra a preocupação da gestão com o bem-estar social”, conclui.