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terça-feira, novembro 26, 2024

Samu registra cerca de 600 trotes em Cruzeiro do Sul e alerta para perigo de falsos chamados

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O número de ligações com informações falsas preocupa a direção do Sistema Móvel de Urgência (Samu) de Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do Acre. O sistema é alvo de ao menos 600 trotes por mês o que prejudica as ações de atendimento à população.

Diariamente, segundo a coordenação do Samu, são em média, 20 ligações de pessoas que criam situações falsas de emergência e tentam acionar as equipes de socorro.

“Atendemos urgência e emergência, então, pressupõe-se que quem liga pra cá necessita de um atendimento rápido. E a gente acaba perdendo o tempo/resposta devido a esses trotes”, diz a médica reguladora do Samu, Milda Pimentel.

Geralmente, os trotes partem de telefones públicos que ficam próximos as unidades de ensino. De acordo com a coordenação do sistema, em alguns casos, apenas uma pessoa chega a fazer dez ligações por dia para tentar acionar as equipes de socorro para ocorrências falsas.

Muitas vezes, equipes médicas se deslocam para atender falsos pedidos de socorro  — Foto: Jhonathas Fabrício/Rede Amazônica Acre
Muitas vezes, equipes médicas se deslocam para atender falsos pedidos de socorro — Foto: Jhonathas Fabrício/Rede Amazônica Acre

“Muitos desses trotes vêm do mesmo telefone. Geralmente são de telefones próximos as escolas nos horários de entrada e saída dos alunos e isso prejudica o serviço. Enquanto um carro está ocupado com trote, a população está desassistida”, alerta a diretora do Samu, Maria do Socorro Holanda.

Segundo a coordenação do sistema, 99% dos trotes são identificados no momento do atendimento da ligação.

“Muitos desses trotes vêm do mesmo telefone. Geralmente são de telefones próximos as escolas nos horários de entrada e saída dos alunos e isso prejudica o serviço. Enquanto um carro está ocupado com trote, a população está desassistida”, alerta a diretora do Samu, Maria do Socorro Holanda.

Segundo a coordenação do sistema, 99% dos trotes são identificados no momento do atendimento da ligação.

Por Mazinho Rogério

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