O número de ligações com informações falsas preocupa a direção do Sistema Móvel de Urgência (Samu) de Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do Acre. O sistema é alvo de ao menos 600 trotes por mês o que prejudica as ações de atendimento à população.
Diariamente, segundo a coordenação do Samu, são em média, 20 ligações de pessoas que criam situações falsas de emergência e tentam acionar as equipes de socorro.
“Atendemos urgência e emergência, então, pressupõe-se que quem liga pra cá necessita de um atendimento rápido. E a gente acaba perdendo o tempo/resposta devido a esses trotes”, diz a médica reguladora do Samu, Milda Pimentel.
Geralmente, os trotes partem de telefones públicos que ficam próximos as unidades de ensino. De acordo com a coordenação do sistema, em alguns casos, apenas uma pessoa chega a fazer dez ligações por dia para tentar acionar as equipes de socorro para ocorrências falsas.
“Muitos desses trotes vêm do mesmo telefone. Geralmente são de telefones próximos as escolas nos horários de entrada e saída dos alunos e isso prejudica o serviço. Enquanto um carro está ocupado com trote, a população está desassistida”, alerta a diretora do Samu, Maria do Socorro Holanda.
Segundo a coordenação do sistema, 99% dos trotes são identificados no momento do atendimento da ligação.
“Muitos desses trotes vêm do mesmo telefone. Geralmente são de telefones próximos as escolas nos horários de entrada e saída dos alunos e isso prejudica o serviço. Enquanto um carro está ocupado com trote, a população está desassistida”, alerta a diretora do Samu, Maria do Socorro Holanda.
Segundo a coordenação do sistema, 99% dos trotes são identificados no momento do atendimento da ligação.
Por Mazinho Rogério