Mais de 300 pessoas participam de corrida de campanha de conscientização no trânsito em Cruzeiro do Sul

Como parte da Campanha Maio Amarelo, a Circunscrição de Trânsito (Ciretran) promoveu uma corrida pedestre em Cruzeiro do Sul, interior do Acre, na manhã deste domingo (26). A atividade envolveu mais de 300 pessoas.

Além de atletas, a corrida envolveu também um público que não tem a rotina de praticar esportes. Foram dois percursos de 10 quilômetros e 5 quilômetros com largada às 8h, na Variante. Além de adolescentes, jovens e adultos, alguns idosos percorreram o trecho até a Avenida Coronel Mâncio Lima.

Para a comerciária Evelin Castro, que já treina com frequência e chegou em terceiro lugar na corrida deste domingo, o mais importante foi participar de um movimento para alertar para um trânsito mais seguro.

“O que vale é que essa campanha que vem alertando para a gente ter mais cuidado no trânsito. Eles orientam para que as pessoas não usem celular quando estão dirigindo, prestem atenção na faixa de pedestres, entre outras coisas que temos que ter muito cuidado”, disse Evelin.

Durante a campanha nacional Maio Amarelo, que tem a finalidade de conscientizar a sociedade para evitar o número de acidentes, em Cruzeiro do Sul, o Departamento de Trânsito (Detran) promove diversas atividades de conscientização ao longo deste mês. São palestras nas escolas, oficinas para profissionais do volante e para pedestres e ações educativas e de repressão para os motoristas.

Na cidade, que tem quase 90 mil habitantes, nos três primeiros meses de 2019 foram registrados mais de 100 acidentes de trânsito. Segundo a Cirentran, 50% desses acidentes envolveram vítimas e sete delas foram fatais.

“Os estudos mostram que 94% são ocasionados pela imprudência humana. Então, esse número de acidentes nós podemos estar evitando e essa campanha é para isso. Para chamar a atenção do pedestre, para chamar a atenção dos condutores, dos pais que trafegam próximo às escolas. Enfim, de todos para que tenhamos não apenas essa consciência, mas também atitude”, alerta a gerente da Ciretran no município, Tainara Barbosa.

As atividades da campanha no Acre encerram na próxima sexta-feira (31), com eventos culturais e palestras que serão apresentadas no Teatro do Náuas, em Cruzeiro do Sul, com a participação de autoridades de todos as cidades do estado.

Por Mazinho Rogério