Alan França da Silva, um jovem de 22 anos, percorre o centro de Cruzeiro do Sul coletando garrafas pet e vendendo parte de sua produção de vassouras. Sua busca, além da renda para sua família, é promover a reciclagem, tão necessária para o melhor cuidado com o meio ambiente.
“Meu sonho é ganhar o meu meio de vida com aquilo que eu mais amo, que é a reciclagem e também ensinar as pessoas próximas de mim, para também terem um meio de vida”, afirma Alan, ao lado de seus dois primos, que já aprenderam o ofício e ajudam na confecção. O trabalho, por enquanto, é realizado no fundo da casa de seu tio, que cedeu o espaço para o jovem começar a construir o seu sonho.
Um dos desafios, é a coleta das garrafas pet, já que não tem transporte e consegue fazer apenas nas proximidades de sua casa, no bairro do Alumínio. “As vendas estão boas, só falta matéria prima. Às vezes a CBCN tem disposição de nos levar no lixão, outras vezes ficamos sem opção de coleta. Estamos coletando pouca garrafa, para o tanto que consomem aqui em Cruzeiro do Sul, por causa do transporte”, explica.
Vale lembrar que o sentimento de Alan em querer diminuir o impacto do plástico no meio ambiente é uma preocupação global. Pequenos atos, em conjunto, podem ajudar a diminuir os 8 bilhões de toneladas de plástico que terminam no mar todos os anos.
Segundo a agência de Meio Ambiente das Organizações das Nações Unidas (ONU), a poluição plástica é o grande desafio do século. De 2000 a 2015, a produção do material dobrou e a indústria nos próximos 10 a 15 anos pretende dobrar a produção. “Acabei aprendendo depois de ver a necessidade de reciclar o lixo de nossa cidade, por isso adotei esta idéia. Em segundo lugar, é para ajudar na renda da nossa cidade também, mais uma idéia para somar na nossa economia”, declara o jovem empreendedor.
Com as vendas começando a dar certo, seja por encomenda ou quando sai pelas rua, ele pretende ampliar seu trabalho e, principalmente, ensinar o ofício da reciclagem para os próximos. Na manhã desta segunda-feira, 27, após vender 10 vassouras, já declara: “O dinheiro já vai servir para investir nas vassouras, de novo”.
Em conversa com Alan, o prefeito Ilderlei Cordeiro se comprometeu em buscar meios para apoiar a iniciativa. Quem quiser contribuir e comprar as vassouras, basta ligar no telefone (68) 99245-9583.