Disposto a conquistar o público que se aventura nas veredas da literatura, o professor doutor João Carlos de Carvalho, da Universidade Federal do Acre, produziu, por 17 anos, um romance que aborda três momentos históricos do Brasil e seus impactos provocados no contexto da Amazônia.
O livro “Na pálida gestação da noite” foi lançado nesta quinta-feira (11), em Cruzeiro do Sul, interior do Acre.
O romance tem 246 páginas e aborda temas como o Regime Militar, o impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello e o mensalão do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Mas, são momentos históricos que se diluem pelo olhar subjetivo de cada um dos narradores. São três narradores que, de uma maneira um pouco nervosa, acabam registrando os impactos desses momentos dentro dos contextos que procurei inserir. É um romance que explora muito o impacto alegórico de estar na Amazônia”, revela o autor.
Segundo Carvalho, o romance não tem um enredo definido, mas é constituído de tons de subjetividade que fazem o leitor se posicionar no espaço da Amazônia e com sensações de vivenciar fatos históricos da região.
“São muitos monólogos interiores em que os personagens mergulham em seus próprios infernos e fazem o reconhecimento tudo que relato sob a ótica pessoal de cada um dos narradores”, conta o professor.
Ele revela que procurou retratar as emoções e os desafios do homem da Amazônia diante de fatos que marcaram a ocupação e o desenvolvimento da região.
Por exemplo, as sensações causadas pela chegada da televisão nas cidades do interior do Acre na década de 70, a chegada de seringueiros, comerciantes e outros elementos envolvidos nesse processo construção, além das abordar as mazelas vividas na região como doenças e outras dificuldades a serem superadas.
“Se eu fosse dar um tema seria a integração, da maneira como se olha a Amazônia, como esses indivíduos se encontram vivendo, passando ou morando por aqui diante desse cenário. É o registro da chegada de tantos e tantos viajantes que viram a Amazônia sob um olhar de desafio, gerando um espanto. A nossa literatura regional é isso que eu estou, de alguma forma, promovendo para a região”, afirma.
João Carlos de Carvalho é formado em Letras pela Universidade de Veiga de Almeida, com mestrado em Teoria Literária na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desde 1992, ele mora em Cruzeiro do Sul, onde dá aula no curso de Letras da Universidade Federal do Acre (Ufac).
Ele revela que procurou retratar as emoções e os desafios do homem da Amazônia — Foto: Mazinho Rogério/G1
Este é um quinto livro publicado pelo professor que espera que seu romance seja explorado pelo público que gosta de literatura.
“Espero que inicialmente circule no meio acadêmico, que tenha boa receptividade dos estudantes, dos investigadores da linguagem. Que possa provocar curiosidade, discussões, ilações, reflexões e críticas. Que as pessoas pensem sobre seu papel no mundo e seu papel na Amazônia”, finaliza o auto.