O impasse sobre o preço do óleo diesel foi encerrado na noite desta quarta-feira, após o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, anunciar aumento de R$ 0,10 no litro do combustível. A partir desta quinta-feira, o litro passa a ser vendido por R$ 2,2470 nas distribuidoras.
Segundo o presidente da estatal, o aumento representa variação entre 4,5% e 5,147% nos postos onde é comercializado aos consumidores.
Em comunicado, a Petrobras afirma que adotou “rigorosa observância do alinhamento de seus preços com a paridade internacional”. “O reajuste levou em consideração os mecanismos de proteção, através dos derivativos financeiros, e as variações de demais parcelas que compõem o Preço Paridade Internacional (PPI) com destaque para redução recente do frete marítimo”, informou a estatal.
Castello Branco afirmou ainda que não houve perda com o adiamento do reajuste. “A Petrobras teve perda zero com adiamento do ajuste do diesel”, isso por conta do hedge feito pela companhia. “O frete marítimo caiu e por isso o aumento foi menor que o anunciado (anteriormente), de 5,7%”, afirmou, completando: “Esse acontecimento teve final feliz, reafirmou a independência da Petrobras”. Informações E.M