Inaugurado há 8 meses, Centro de Tratamento especializado em autismo é referência no Norte

O Centro de Tratamento de Interação Sensorial (Centrin) foi inaugurado há cerca de oito meses, em Cruzeiro do Sul, e já é referência na região Norte, inclusive internacional. Hoje, o local atende 40 famílias de crianças diagnosticadas com autismo. 

O local conta com apoio do Município que cede profissionais, o prédio e também arca com custos como, energia elétrica. Todos os serviços são gratuitos.

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o prefeito Ilderlei Cordeiro destaca a importância do centro, assim como a especialização do Dr. Mazinho, que viajou para os Estados Unidos em busca de novidades de tratamento do espectro autista.

O prefeito ressalta ainda a visível melhora das crianças que frequentam o centro de tratamento. 

“Nós conseguimos ver o quanto essas crianças melhoraram na escola, no relacionamento com os pais. São crianças que não falavam e que estão falando. Peço aos pais que nos procurem, aqui é um local que existe para ajudar”.

Atualmente, para suprir toda a demanda, o centro precisa de pelo menos mais um psicólogo e um fonoaudiologo. Ao todo, 29 famílias aguardam na fila de espera por atendimento. 

“Eu já fiz esse pedido ao Estado e acredito que será liberado. Com essa parceria, conseguiremos zerar essa demanda. Temos em torno de 29 famílias esperando a oportunidade de serem atendidos. No Acre, o único centro de tratamento de autismo é em Cruzeiro do Sul, não existe em Rondônia, nem no Amazonas. Para nós é um sonho estar fazendo algo tão importante”, conclui o prefeito.