Há alguns meses que o Hospital do Juruá vem passando por diversas paralisações devido à falta de repasse do governo para a unidade e também uma dívida, que, segundo a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), chega a R$ 13 milhões.
Esse montante é passado para a Associação Nossa Senhora da Saúde (Anssau), que administra o Hospital do Juruá. Durante visita à cidade nesta quarta-feira (3), o secretário Alysson Bestene confirmou o valor da dívida e garantiu que o governo se reuniu com a entidade para tentar negociar.
Bestene destacou que esse valor se arrasta desde a gestão passada e disse que, durante o acordo, foi garantido que o hospital vai voltar a fazer cirurgias programadas, que não ocorrem na cidade há mais de um ano.
“A reunião foi bem proveitosa com a direção do hospital e a direção já se prontificou em colocar essas cirurgias a pleno vapor agora no mês de abril”, garantiu Bestene.
O Hospital do Juruá funciona como referência para sete municípios do Acre e mais dois do Amazonas. Além de Cruzeiro do Sul, na unidade de saúde, são atendidos pacientes com quadro clínico de alta, média e baixa complexidade de Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Tarauacá e Feijó, no Acre, mais Ipixuna e Guajará, no Amazonas.
O secretário aproveitou a visita para fazer mais promessas voltadas à região. Uma delas é a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na cidade. A unidade deveria ter sido entregue em agosto de 2014, mas isso não aconteceu.
Mesmo após tanto tempo, a obra ainda precisa do acabamento e equipamentos para ser concluída.
“Quando fizemos as primeiras vistorias, ainda havia muitos problemas na parte estrutural dessa unidade e a gente já vêm quitando os pagamentos que estavam em atraso em relação à obra. O que falta é apenas acabamento e aguardamos outros equipamentos que estão em outros complexos para transportar para essa unidade para inauguramos com a presença do ministro e do governador Gladson Cameli”, afirmou Bestene.
O gestor garantiu também que deve ser implantado na cidade uma filial do Hospital de Amor, que deve funcionar na Maternidade de Cruzeiro do Sul e vai atender as mulheres do Vale do Juruá com ações preventivas relacionadas ao câncer de mama.
“Uma novidade para essa região é que tivemos a visita da equipe do Hospital do Amor, de Rio Branco, e vamos instalar uma unidade para que possamos atender todas as mulheres dessa regional. Creio que essa filial do Hospital de Amor deve está instalada aqui até o final de abril”, finalizou.
Com informações do Portal G1.