Ícone do site O Juruá Em Tempo

Falha no sistema do governo federal impede aprovados no FIES de irem às aulas

Uma falha no sistema de informações do governo federal deixa milhares de alunos com o risco de perderem o semestre. Eles ainda estão esperando a liberação do financiamento para pagar a faculdade. Quando os estudantes chegam para fechar o contrato com a Caixa Econômica são informados de que faltam informações no cadastro para finalizar o processo.

Ministério da Educação reconheceu o problema nesta segunda-feira (1) e o prazo de inscrição no programa foi estendido até o dia 5 de abril.

Segundo o Jornal Nacional, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) informou que foi identificado um problema sistêmico que tem impedido a troca de informações com o agente financeiro em relação aos candidatos pré-selecionados do Fies.

O diretor-executivo da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, Sólon Caldas, está orientando as faculdades a aceitarem os alunos enquanto o problema não for resolvido, mas ele admite muitos alunos podem perder o semestre.

“A orientação para as instituições de ensino é para que elas recebam esses alunos sobretudo porque os alunos não têm como resolver o problema técnico. Esses alunos que procuram a instituição de ensino para poder frequentar as aulas estão frequentando as aulas. Os alunos que não estão frequentando as aulas por um motivo qualquer têm duas opções: ou ele vai reprovar o primeiro semestre por conta das faltas, ou ele pode ingressar a partir do segundo semestre, que é a melhor opção”.

Em 2019 foram liberadas cem mil vagas para o financiamento estudantil a juros zero. Para ter direito ao financiamento, o estudante tem que fazer mais de 450 pontos no Enem, não tirar zero na redação e comprovar renda familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos.
Sair da versão mobile