Técnicos da Defesa Civil de Cruzeiro do Sul, interior do Acre, fizeram uma vistoria no bairro Miritizal durante a manhã desta terça-feira (16), para avaliar os riscos de mais de 30 casas que estão comprometidas com o desbarrancamento na encosta do Rio Juruá.
No local, as ruas foram levadas pela queda do barranco de os moradores temem que suas casas sejam afetadas.
Depois de cinco cheias do Rio Juruá, em algumas áreas da segunda maior cidade do Acre o desbarrancamento deixou dezenas de casas em risco por conta do desbarramento. No bairro do Miritizal, existe o maior número de moradores em situação de perigo em uma área onde duas ruas caíram com o barranco.
No bairro que fica no Segundo Distrito da cidade, duas ruas foram arrastadas pela queda do barranco e mais de 30 famílias estão com dificuldade para ter acesso as suas moradias. O pescador Gilmar Silva de Souza, 32 anos, que mora no local há mais 20 anos, solicita uma solução das autoridades.
“Queremos que o prefeito e os vereadores nos ajudem, porque parece que nós do Miritizal somos esquecidos. Nós queremos que façam pelo menos uma rua para que as crianças tenham acesso à escola. Nesse pedaço que ficamos, estamos isolados, mas tem terreno que dá para fazer outra rua”, pede o morador.
O coordenador de desastre da Defesa Civil, Manoel Melo, disse que a área está sendo monitorada para evitar maiores problemas para os moradores. Segundo ele, no local existem oito casas que estão a poucos metros do barranco e mais de 20 foram isoladas com a queda das ruas. Segundo ele, a prefeitura deve providenciar a abertura de uma nova rua para o acesso às casas.
“Essa é uma área onde acontece vários desbarrancamentos com vazante do rio. Estamos monitorando e orientando as famílias que estão com as casas mais próximo do barranco para que se chegar ainda mais perto, nos acione para possamos socorrer essas famílias. De imediato, a Secretaria de Obras vai providenciar um novo acesso para as casas dessas famílias que ficaram isoladas com a queda das ruas”, garantiu Melo.
Por Mazinho Rogério