Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada por moradores do bairro Nossa Senhora das Graças, nesta segunda-feira (22), para resgatar um pequeno jacaré que foi encontrado no meio da rodovia AC-405. O animal que tentava voltar para seu habitat natural foi capturado e devolvido à natureza.
O resgate ocorreu no início da noite. Moradores que viram o jacaré passando na estrada que cruza o bairro não conseguiram salvar o animal e chamaram os bombeiros. A equipe que foi ao local não teve dificuldades para capturar o animal que foi levado para um lugar seguro.
“Era um jacaré de porte pequeno. Deve ter saído daquelas regiões alagadiças dali de perto”, disse o capitão Clodoaldo Pinheiro, comandante em exercício do Corpo de Bombeiros.
Segundo o comandante, nesse período do ano, aumenta o número de resgate de animais da natureza na segunda maior cidade do Acre.
“Nessa época é comum a captura desses animais. Após as inundações, isso acontece com muita frequência. São cobras, jacarés, iguanas que saem de seu habitat natural e procuram abrigo em outros locais, inclusive nas casas. Não temos estudos que apontam porque esses animais deixam seu habitat nesse período”, destacou Pinheiro.
O Corpo de Bombeiros orienta que são animais que, geralmente, não levam riscos para as pessoas e recomenda que os moradores não tentem mexer ou capturar esses animais.
“São animais não peçonhentos e não apresentam risco nenhum. O jacaré dificilmente ataca e está apenas a procura de um local seguro. Só orientamos que não tentem pegar esses animais e que antes de tomar qualquer atitude acionem o Corpo de Bombeiros”, orienta.
Por Mazinho Rogério