Faltando duas semanas para o início das aulas nas escolas públicas em Cruzeiro do Sul – AC, muitos pais aproveitam o período de férias para comprar o material escolar dos filhos. Nas papelarias de toda cidade, o movimento começou a aumentar em dezembro e nesta semana já há um grande número de consumidores com a lista em uma mão e a calculadora em outra. O momento é de pesquisar, mas já tem muita gente aproveitando para fazer as compras e evitar filas.
Foi o que fez a senhora Ocimara Farias, na manhã desta segunda-feira, 4, aproveitou sua folga do serviço público, devido feriadão de carnaval, e foi as compras. Para ela é preciso pesquisar bastante caso alguém prefira economizar. “Acredito que vou gastar pouco mais de R$300, somente em materiais, incluindo mochila e fardamento para o meu pequeno Arthur Farias, de 3 anos. Ele inicia, este ano, no maternal”, disse.
O vendedor, Samuel Silva, de 22 anos, que trabalha em uma grande papelaria no centro de Cruzeiro do Sul – AC, acredita que a crise econômica do país tem feito muitas famílias repensarem seus gastos e eliminarem do orçamento os itens considerados supérfluos. Nessa nova maneira de administrar as contas da casa, observa Samuel, as despesas com educação entram na lista de prioridades e os pais têm optado por antecipar a compra do material escolar na expectativa de garantir melhores preços.