28.8 C
Juruá
terça-feira, novembro 26, 2024

Vídeo: Ibama apreende caça e pesca ilegal no Juruá; três pessoas foram autuadas

Por

- Publicidade -

Durante o mês de março o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está realizando a operação Rios Federais na região do Juruá. O foco é a fiscalização e o combate à pesca e à caça ilegal de animais silvestres. 

Em Guajará (AM), três pessoas foram autuadas e foi realizado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Mais de 500kg de caças e pescados foram apreendidos, 17 autuações realizadas e sete embarcações apreendidas. No Mercado de Cruzeiro do Sul foi encontrado um local vendendo carne de caça, porém os autores se evadiram do local correndo. 

“Desde o dia nos deslocamos para Cruzeiro do Sul e estamos ainda desenvolvendo o trabalho na calha do Rio Juruá. Estamos em um período de defeso, em que algumas espécies de peixes estão proibidas de serem pescadas e comercializadas”, explica Diogo Selhorst, coordenador da operação Rios Federais. 

Houve também a apreensão de pescado e carne de caça na ponte do Rio Liberdade, dentro da Reserva Extrativista (Resex) Riozinho do Liberdade, em Cruzeiro do Sul. Foram encontrados cerca de 40kg de animais silvestres e pirarucu, uma espécie ameaçada de extinção. As multas dentro de uma Unidade de Conservação, como a Resex, são elevadas ao dobro. 

Moradora da Resex e subprefeita na comunidade, Renilda Costa, a Dona Branca, explica que a caça e pesca ilegal são totalmente prejudiciais para todos os moradores do local, pois tira parte do alimento disponível para as famílias mais distantes. 

“Nós pedimos para que as pessoas não tirem a caça da nossa comunidade, pois ali não temos mercado e é de lá que tiramos nossa sustentabilidade. Nós moradores nos sentimos totalmente prejudicados com a caça ilegal pois estão tirando o alimento de nossas famílias”, afirma Branca.

Veja o Vídeo:

- Publicidade -
Copiar