29.2 C
Juruá
terça-feira, novembro 26, 2024

Problema antigo: Falta de sinal telefônico prejudica diversos serviços em Cruzeiro do Sul

Por

- Publicidade -

A segunda maior cidade do Acre, Cruzeiro do Sul, passou, nesta terça-feira, 19, mais de 3 horas sem os serviços de internet e telefonia móvel. O sinal, que caiu pela manhã, só foi restabelecido por volta das 11h30m. As constantes interrupções no serviço e a dificuldade de comunicação e acesso a alguns sistemas, tem dificultado a rotina e gerado prejuízos aos cruzeirenses.

Na Prefeitura Municipal, vários setores passaram horas sem funcionar e prestar serviços ao público. Foi o exemplo do setor que cuida das licitações do município, que é coordenado pelo presidente da comissão de licitações, Garisson Messias. De acordo com o mesmo, o setor sofre bastante, já que existem prazos para o envio das licitações, e não forem cumpridos, é gerado multa.

“Constantemente, nós precisamos fazer pesquisas na internet, para elaborar os editais e fazer consultas no Diário Oficial da União e no Diário Oficial do Estado e no site do Tribunal de Contas do Estado. A comissão de licitação precisa inserir todos os seus processos no site do TCE, e para isso, precisamos de internet. Vale ressaltar, que temos prazos, e se não cumprirmos ele, somos multados e notificados. Então, essa falta de internet, prejudica bastante o andamento das licitações”, ressaltou.

Outra classe que também é prejudicada com a situação, são os taxistas. Devido a queda de sinal, reduz significativamente, já que os clientes tentam ligar para os taxistas, e não conseguem devido a falta de comunicação.

“Nós precisamos do sistema telefônico para fazer nossas viagens. Têm muitos táxis parados por causa disso, e lamentavelmente isso ainda acontece e com constância em nossa cidade”, lamentou o taxista Adriano Santos.

Já no comércio, que necessita das máquinas de cartões de crédito e débito, para facilitar o atendimento aos clientes, também é afetado com as quedas de serviço. O empresário, Elidomar Silva, lamenta que um problema tão antigo, siga acontecendo em Cruzeiro do Sul.

“Acho que deveríamos cobrar de nossa classe política, para que uma solução pudesse ser trazida à nossa região. Aqui no comércio, nossos clientes que não andam com dinheiro no bolso, acabam deixando suas mercadorias, e retornando de mãos vazias para casa, como já aconteceu aqui. Isso acaba prejudicando toda a classe comerciária, que precisa desse serviço para poder vender”, ressaltou.

Procurada, não conseguimos contato com a Oi, empresa responsável pelo serviço de telefonia na região. Como nas vezes anteriores, supõe-se que o problema tenha sido causado pelo rompimento nos cabos de fibra ótica. A informação não foi confirmada pela empresa.

- Publicidade -
Copiar