As buscas aos detentos que fugiram do presídio Manoel Neri da Silva, na última quarta-feira (20), continuam na tentativa de recapturar seis que ainda estão foragidos.
Na manhã desta segunda-feira (25), a direção da unidade explicou com detalhes como os presos conseguiram escapar da cela de um novo pavilhão que foi construído no ano passado.
Segundo Marquiones Santos, diretor da unidade, o grupo, com 12 detentos que fugiu, passou a noite trabalhando fazendo um buraco na parede de concreto reforçado. Eles usaram o eixo da hélice de um ventilador para perfurar a parede.
“É comum a gente encontrar ferro, principalmente retirado de ventilador, que é um aparelho autorizado para ser utilizado nas celas. Eles aproveitaram para retirar o eixo de ferro do ventilador para fazer esse buraco”, disse Santos.
O diretor do presídio afirma que a segurança da penitenciária faz revistas duas vezes por semana para evitar a circulação de qualquer tipo material que possa ser utilizado como arma ou ferramenta que facilite a fuga.
“Na semana passada, nesse mesmo pavilhão, nós conseguimos nos antecipar a uma fuga. Eles já tinham iniciado a preparação de um buraco e a gente conseguiu intervir. E é comum a gente interceptar tentativas de fugas no presídio”, revela o diretor.
Os presos de uma cela do bloco 8 do presídio conseguiu abrir um buraco de pouco mais de meio metro de diâmetro por onde conseguiram sair da unidade na manhã da última quarta-feira. Equipes da PM e de agentes penitenciária já conseguiram recapturar quatro detentos e mais dois morreram em confronto com a polícia.
A caçada aos presos que ainda estão foragidos já dura cinco dias e não tem previsão de ser suspensa. Além de pedir apoio da comunidade para denunciar os fugitivos, a direção da penitenciária conta com equipes de inteligência que fazem investigações para tentar localizar os foragidos.
Confira o nome dos que seguem foragidos:
- José Pereira Neto
- Edinardo Gaspar De Souza
- José Regilson Da Silva Sombra
- Luceildo Barbosa ou Lucenilso Barbosa
- Mirley Nascimento De Paula
- João Trajano De Souza Ramos.
Seis presos continuam foragidos em Cruzeiro do Sul — Foto: Divulgação/Iapen-AC
Por Mazinho Rogério