Após tomar conhecimento da situação do Educandário Santa Margarida, o empresário acreano Cleylson Uchôa, 41 anos, decidiu trocar sua festa de aniversário por doação para a entidade.
Nesta terça-feira, 26, data em que comemora mais um ano de vida, Uchôa comprou material de limpeza, produtos de higiene e alimentos para as crianças e adolescentes que vivem no local.
Sem repasse do Governo e da Prefeitura de Rio Branco há dois meses, o Educandário promove campanha para arrecadação de mantimentos, como leite, massas para mingau, além de produtos de higiene pessoal, material de limpeza e fraldas.
O empresário conta que a iniciativa é uma forma de comemorar o seu aniversário e ajudar a instituição. “Foi melhor devolver um pouco do que Deus me proporciona. Dei todos os itens, mas se todos derem apenas um item da relação estarão ajudando na mesma proporção. Fico feliz em colocar sorriso no rosto de quem recebe”.
Ao contar sobre sua escolha, o empresário destaca não ter a intenção de fazer mídia, mas apenas incentivar outras atitudes como a dele. “São doações sem propósito, pois aquele que faz e espera algo em troca, foge da intenção”.
Fundado em 1942, o Educandário Santa Margarida atende crianças e adolescentes de 0 a 12 anos sob medidas de proteção e em situação de risco. Atualmente, a instituição atende 44 meninos e meninas.
Defensoria Solidária
A Defensoria Pública do Acre (DPE/AC) aderiu a campanha de arrecadação de mantimentos para o Educandário e instalou um ponto de coleta na sede do órgão, localizada na Avenida Antônio da Rocha Viana. O horário de atendimento é das 7h às 17h.
“A Defensoria Pública é uma instituição de promoção de direitos humanos. Nós temos o cunho social e sabemos da nossa responsabilidade com a comunidade de forma geral. Inclusive, no final de 2018, estivemos no Educandário entregando alimentos que foram doados pela comunidade acadêmica”, disse a subdefensora pública-geral, Simone Santiago.
Por Bruna Mello