Cidades em ao menos 12 estados e o DF tiveram manifestações a favor da Lava Jato neste domingo (17), dia em que a operação completa 5 anos. Além do ato na capital federal, foram registradas manifestações em: AC, AM, BA, MG, MS, PA, PE, PR, RJ, RS, SC e SP.
As convocações foram feitas pelo Movimento Brasil Livre e outros grupos. A força-tarefa da Lava Jato não fez parte da convocação.
Belém
O ato em defesa da Operação Lava Jato ocorreu na Praça da República, em Belém. A concentração começou às 9h. Cerca de 80 pessoas participaram, segundo estimativa dos organizadores. O ato foi encerrado ao meio dia.
Belo Horizonte
Campinas (SP)
O ato em Campinas (SP) aconteceu no Centro da cidade. Os organizadores estimaram 2 mil participantes, enquanto a Guarda Municipal disse aproximadamente 400 integrantes. O grupo permaneceu concentrado no Largo do Rosário. A maioria foi vestida com camisetas nas cores verde e amarelo e levou bandeiras e havia um carro de som.
Campo Grande
Em Campo Grande, o grupo se reuniu em frente ao Ministério Público de Mato Grosso do Sul. Segundo a organização, cerca de mil pessoas participaram da manifestação.
Curitiba
Em Curitiba, os manifestantes se reuniram na Boca Maldita, no Centro. O grupo usou carro de som e levava faixas e cartazes. No interior do Paraná também houve manifestações em cidades como Foz do Iguaçu, Londrina e Cascavel. A Polícia Militar não informou o número de participantes de cada ato.
Distrito Federal
Manifestantes se reuniram pela manhã em frente em STF. O ato reuniu 500 pessoas, segundo a PM. Os manifestantes vestiam camisas com as cores do Brasil e em apoio ao presidente, Jair Bolsonaro.
Florianópolis
Manifestantes usaram camisas de cor preta e da bandeira do país na manifestação que aconteceu em Florianópolis na parte da tarde. Cerca de 600 pessoas participaram do ato, que aconteceu em frente ao prédio da sede da Justiça Federal. Os números são do Movimento Brasil Livre (MBL).
Joinville
Um grupo de manifestantes se reuniu pela manhã em frente ao Fórum de Joinville, no Norte catarinense. De acordo com o MBL, cerca de 200 pessoas participaram do ato que começou por volta das 10h, na Avenida Hermann August Lepper.
Manaus
Com palavras de ordem, faixas e camisas do Brasil, o protesto reuniu cerca de 100 pessoas, segundo o movimento Direita Amazonas. Os manifestantes percorreram a avenida Coronel Teixeira, no bairro Ponta Negra, na Zona Oeste de Manaus, pela manhã.
Porto Alegre
Manifestação na capital reuniu dezenas de pessoas durante a tarde no Parque Moinhos de Vento, conhecido como Parcão. Números não foram divulgados.
Recife
Na Zona Sul do Recife, movimentos sociais ligados à direita realizaram um ato na Avenida Boa Viagem em defesa da Operação Lava Jato. Com vuvuzelas, apitos, faixas e cartazes com a foto do ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro, eles ocuparam uma faixa de pedestres a cada vez que o semáforo fechava. O Movimento Direita Pernambuco afirma que, das 9h ao meio-dia, cerca de 600 pessoas passaram pelo local. A Polícia Militar não divulgou estimativa de público.