Significa o reconhecimento da minha profissão. É uma vitrine profissional”. A frase é do Chef acreano Rosevaldo Souza sobre o Prêmio Nacional Dólmã de Gastronomia Brasileira de 2018 no qual foi eleito embaixador da Gastronomia do Acre.
O chef participou da etapa estadual e ficou em segundo lugar com o prato surubim ao molho de açaí e purê de banana da terra. O primeiro lugar estadual ficou com o chef Rodrigo Lira, que preparou ravióli de pato com molho de tucupi.
Após a classificação, Souza seguiu para a etapa nacional no qual avaliou tempo de serviço, currículo, dentro outros.
Com 21 anos de profissão, Rosevaldo foi eleito o embaixador de Gastronomia do Acre, o que considera um avanço e reconhecimento da sua carreira.
Sobre o prato que mistura açaí, peixe e purê de banana, o chef conta que precisou ser criativo e testar várias receitas. “Fui fazendo testes e cheguei a essa receita. Uma vez que combinou o sal com açúcar (agridoce), o povo que provou, amou”, recorda.
Questionado sobre a escolha da profissão, Rosevaldo revela que começou a trabalhar com comida para ter uma renda mensal. “Entrei na gastronomia sem nem mesmo saber se era aquilo que queria pra minha vida profissional. Tudo por necessidade de sobrevivência”.
Apaixonado pela gastronomia, o chef diz que até consegue se imaginar trabalhando em outra área, mas sem abandonar as cozinhas. “Sou graduado na área ambiental, essa é minha segunda graduação. Até me vejo fazendo outra coisa, menos abandonando a gastronomia”.
Por Bruna Mello