A empresária Antônia Conceição, 52 anos, que mora em Cruzeiro do Sul, a 648 km de Rio Branco, capital do Acre, comemora nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a superação de quem há dez anos chegou a pesar quase 100 quilos, sobreviveu a dois infartos, tendo que passar por um cateterismo, venceu a depressão e atualmente está motivada e empanhada à prática de esportes.
Ela conta que depois que sofreu o segundo infarto, em 2009, teve que ir a Recife, onde foi submetida ao procedimento para desentupir as artérias e quando retornou para Cruzeiro do Sul se sentia muito insegura. O nervosismo era tanto que a empresária já estava se tornando depressiva e tinha medo até de se movimentar.
Empresária acreana sofreu dois infartos, resistiu e decidiu mudar estilo de vida e sair do sedentarismo — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre
– Eu era sedentária, só trabalhava. Cheguei a pesar 97 quilos, à beira da obesidade e, por isso, infartei duas vezes. Quando cheguei eu tinha medo até de levantar o braço, pois devido o problema no coração, achava que se fizesse alguma coisa já ia morrer – lembra.
Com o incentivo de uma médica, Antônia passou a fazer caminhadas. No início, a passos lentos. Com o passar do tempo foi criando coragem para percorrer distâncias mais longas até perder todo nervosismo.
Empresária pratica corridas de ruas, além de jiu-jitsu e luta livre — Foto: Arquivo pessoal
– Comecei andando, aí quando fui criando coragem passei a correr. Chegava a cansar, mas ainda achava que era por causa do problema do coração, mas decidir tirar isso da cabeça. Foi então que procurei uma academia para fortalecer os músculos, pois quem é gorda quando emagrece fica toda mole – diz.
Depois de se sentir segura para praticar qualquer esporte, a empresária passou encarar desafios mais radicais. Atualmente, ela participa de um grupo de atletas da cidade que se diverte praticando longas maratonas. É a mais velha do grupo, mas, mesmo assim, acompanha os colegas nos percursos mais extensos e chega a correr mais de 30 quilômetros.
– Me sinto bem, graças a Deus. Não sinto cansaço, nem dores, não sinto nada. Meu coração está ótimo. Deixei de tomar uma pilha de remédios que eram caríssimos, abandonei tudo. Agora sou uma mulher muito feliz – comemora.
Antônia Conceição vai participar de evento beneficente de luta livre neste sábado — Foto: Arquivo pessoal
Antônia trabalha todos os dias em uma loja da família, no centro da cidade. E, mesmo tendo que cuidar da empresa com o marido, consegue conciliar o tempo com as atividades esportivas. Atualmente a empresária pesa 57 quilos e se prepara para mais um desafio que vai servir para provar se realmente está preparada para superar qualquer obstáculo. Ela vai participar de um torneio de luta livre, neste sábado (9), e vai encarrar uma atleta de apenas 19 anos de idade.
– Como é um evento beneficente eu aceitei para ajudar. Como pratico jujitsu e luta livre e luto na academia com homens, me sinto preparada. A minha expectativa é de fazer uma boa luta – confia.
Por Mazinho Rogério