A produção de hortaliças em Cruzeiro do Sul é responsável uma parte substancial de toda economia gerada no município. A Universidade Federal do Acre (Ufac) tem sido uma das instituições que fomenta a cadeia produtiva, por meio do incentivo de tecnologias, treinamentos e assistência técnica oferecida aos produtores e alunos do Sistema de Produção de Verduras Hidropônicas.
As fortes chuvas do período invernoso dificultam a produção. Como solução, a Ufac tem estimulado as técnicas de cultivo em estufas e hidropônicas. Como o próprio nome diz, a hidroponia refere-se a um tipo de plantação que é feita na água.
Nesse processo, os nutrientes de que as plantas necessitam são dissolvidos. Também podem ser utilizados substratos como cascalho, areia, lã de rocha, serragem, casca de árvore, entre outros.
Com o intuito de expandir conhecimentos, a universidade implantou um Sistema Hidropônico, moderno e automatizado, no Vale do Juruá. A iniciativa é executada por meio de um Projeto de Extensão, coordenado pelo professor André Luiz Melhorança Filho, em conjunto com produtores da região
Além de assistência técnica, o projeto oferta aos produtores um curso nas áreas de empreendedorismo rural, implementação de sistema hidropônico de alface, tomate e morango. A qualificação também aborda técnica de criação de planos de negócio para financiamento rural, soluções nutritivas de plantas em hidroponia, bem como as doenças e manejo de hortaliças inseridos nesse sistema.