O acesso a carteira de identidade se tornou algo bastante complicado para pessoas quem procura o Instituto de Identificação em Cruzeiro do Sul. Para fazer o procedimento de retirada do RG, a população da segunda maior cidade do Acre precisa chegar no dia anterior e aguardar na fila para conseguir atendimento pela manhã.
Na sede do Instituto de Identificação de Cruzeiro do Sul, apenas 20 fichas são entregues, por dia, para atendimento o que faz o público ter que se antecipar para conseguir fazer o pedido da carteira de identidade.
Por conta disso, muitas pessoas chegam ainda na tarde do dia anterior para conseguir uma vaga.
A dona de casa Janeila Nascimento, de 35 anos, chegou na sede do órgão às 21h de segunda-feira (4) para ser atendida nesta terça pela manhã. Ela disse que quando chegou já tinham outras pessoas que chegaram mais cedo.
“Tinha uma mulher com uma criança de dois meses que chegou às 4 da tarde. Às 7 da noite quando passei já tinha quinze pessoas e quando fui em casa e voltei, já peguei a última ficha. Aí passamos a noite aqui tomando café, conversando e tomando tererê”, contou Janeila.
Deyse Nascimento, de 31 anos, também cedo à noite para ser atendida pela manhã. Segundo ela, ao longo da noite que ficou na fila, muita gente voltou porque o número de fichas que seriam distribuídas já tinha se esgotado.
“Muitos chegavam e eram informados que já não tinham mais fichas e eles iam embora”, falou Deyse
O coordenador da sede do instituto, Jonas Oliveira, alegou que, com a mudança de governo, houve a necessidade e demitir os servidores provisórios e somente ele estava responsável pelo atendimento.
No entanto, esta semana a prefeitura de Cruzeiro do Sul cedeu uma servidora que já está em atividade. Mesmo assim, ele afirma que ainda há a necessidade de mais profissionais para dar conta da demanda.
Com um quadro de pessoal reduzido, a representação do Instituto de Identificação atende os moradores de quatro cidades do interior do Acre. Além de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo também dependem a representação do órgão no Vale do Juruá.