Justiça do AC nega habeas corpus a tenente do Bope suspeito de manter contato com facção

Preso há quase dois meses, o tenente do Batalhão de Operações Especiais (Bope) Josemar Farias teve o pedido de habeas corpus negado, por unanimidade, pela Câmara Criminal, nesta quinta-feira (20). A informação foi confirmada pelo advogado de Farias, Mario Rosas.

Farias foi preso no dia 27 de dezembro do ano passado na Operação Sicário da Polícia Civil do Acre, suspeito de manter contato com membros de facções criminosas. O policial está preso no Batalhão Ambiental, em Rio Branco.

A defesa havia pedido a suspensão do julgamento do pedido de liberdade para aguardar a conclusão do inquérito e denúncia do Ministério Público do Acre (MP-AC). Após a denúncia, o advogado Mário Rosas solicitou novamente que a Justiça julgasse um habeas corpus em favor do tenente.

“O voto foi para manter a decisão de decretação de prisão, do juiz da 3ª Vara Criminal. A defesa agora aguarda o pedido que foi feito para que o juiz possa declinar competência para a Justiça Militar e, consequência disso, revogar a prisão do tenente. Esse pedido já está na 3ª Vara Criminal”, disse o advogado.