Ícone do site O Juruá Em Tempo

Aos 39, diarista aprende a ler e escrever no Detran para tirar primeira habilitação no Acre

Ir para à sala de aula depois de adulto às vezes é uma tarefa árdua. Mas, dependendo da motivação, o esforço vale a pena. É assim para a turma que frequenta a sala de aula no Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC). O objetivo das pessoas é serem alfabetizadas para tirar a primeira habilitação ou até mesmo renovar o documento.

Maria de Jesus Vieira, de 39 anos, vai tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e conta sobre a expectativa de frequentar a sala de aula e ser alfabetizada depois de adulta e com um propósito específico.

“É motivo de muita alegria e um sentimento de liberdade saber que estou me preparando para dirigir o meu carro e não vou mais depender de ninguém”, comemora.

Hoje, Maria diz que já sabe ler e os professores afirmam que ela já pode dar entrada no processo para tirar o documento. Mas, para isso, foram alguns meses de estudo, e, finalmente, aprender a ler.

“Já leio um pouco, mas passei o ano de 2018 todo estudando. Depois fui para o ensino regular também. Agora, estou nos dois. Segundo a professora, já estou pronta para tirar a carteira. Mas, vou continuar estudando, principalmente porque agora vou precisar juntar dinheiro para tirar a minha carteira”, conta.

A diarista Maria de Jesus estuda para tirar a primeira habilitação — Foto: Arquivo pessoal

Sair da versão mobile