27.1 C
Juruá
terça-feira, novembro 26, 2024

121 mil pessoas procuram trabalho no Acre, revela PNAD

Por

- Publicidade -

No Acre, 121 mil pessoas encerraram 2018 a procura de emprego, mais de 29,5% da população do estado. Este número agrega pessoas desempregadas; empregadas com tempo para outros trabalhos e pessoas com potencial para trabalhar. Em um ano houve o crescimento de 10 mil pessoas nesta situação.

Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) trimestral divulgada na sexta-feira, 22, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa identificou que 46 mil pessoas estavam sem trabalho e a procura por emprego. Outras 17 mil trabalhavam habitualmente menos de 40 horas nos seus trabalhos e gostariam de trabalhar mais horas para complementar a renda.

Além disso, 58 mil foram identificados como pessoas que realizaram busca efetiva por trabalho, mas não se encontravam disponíveis para trabalhar no período da pesquisa e pessoas que não haviam realizado busca efetiva por trabalho, mas gostariam de ter um trabalho e estavam disponíveis.

No quarto trimestre de 2018, a taxa de subutilização da força de trabalho (que agrega os desocupados, os subocupados por insuficiência de horas e a força de trabalho potencial) foi de 23,9%, o que representa 26,96 milhões de pessoas.

Piauí (41,4%), Bahia (39,6%) e Maranhão (38,4%) apresentaram as maiores taxas de subutilização e as menores taxas foram em Santa Catarina (11,2%), Mato Grosso (14,3%), Rio Grande do Sul (15,5%).

Natan Peres

- Publicidade -
Copiar