Ícone do site O Juruá Em Tempo

Acre é avaliado com nota positiva pelo Tesouro Nacional

O Acre conseguiu passar por uma crise econômica nacional sem muitos danos. Enquanto grandes estados do agronegócio, com suas super receitas, decretaram calamidade financeira, a unidade federativa acreana segue bem avaliada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Segundo relatório divulgado em novembro do ano passado, o Estado alcançou nota B, isto significa, segundo a metodologia do Tesouro Nacional, que a situação fiscal é forte e com risco de crédito baixo.

Outro ponto importante, é que o Acre é uma das poucas unidades da federação com superávit, conforme dados também da STN. Superávit é quando há mais receitas que despesas.

Conforme o relatório da STN, 14 estados brasileiros estão com as contas no vermelho. Ou seja, superaram em 2017 o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) de 60% da receita corrente líquida em gastos com pessoal, incluindo ativos a aposentados. O Acre conseguiu manter este controle.

Com situação econômica financeira positiva, o Estado pode, inclusive, contratar até R$ 268,3 milhões em operação de crédito.

Sair da versão mobile