Mais de 1,4 mil alunos estão sem aula devido à falta de energia em escola no Juruá

A escola Dom Henrique Ruth é a maior instituição de ensino médio do Vale do Juruá e atende 1.445 alunos, que estão sem frequentar as aulas desde que ocorreu a pane no sistema elétrico e deixou a escola sem energia. De acordo com o diretor Jair Costa, logo que o transformador apresentou defeito, na última quinta-feira (30), a Secretaria Estadual de Educação (SEE) foi informada.

O transformador da subestação que alimenta a unidade de ensino estourou e até esta quarta-feira (5), ainda não tinha sido substituído.

“Nós não temos o motivo preciso, porque a Eletrobras não emitiu um laudo para a escola. A gente notificou a Secretaria de Educação para que ela cobrasse esclarecimento, através de ofício, e essa resposta a gente, infelizmente, ainda não teve. Hoje estamos com nossos alunos fazendo ensaio para o 7 de setembro, mas ainda não é possível ter aula”, disse o diretor.

A Secretaria de Educação alega que depende da Eletrobras para ligar uma nova subestação que foi construída para suportar a carga de energia dos novos equipamentos que foram instalados na unidade de ensino.

“Como queimou uma subestação e a outra já está pronta, não é possível só ligar fio, tem que vir uma equipe e é com a Eletrobras mesmo”, informou o coordenador administrativo da SEE, Rinauro Freitas.

Por conta da falta de energia, a direção suspendeu as aulas e os serviços administrativos. Para não estragar a merenda, os alimentos que estavam nos freezers foram encaminhados para a almoxarifado da Secretaria Estadual de Educação.

Na manhã desta quarta-feira (5), para atender os alunos que foram ensaiar para o desfile do Dia da Independência, a direção instalou vasilhas com água na entrada da escola.

Enquanto isso, os alunos estão preocupados com o atraso do ano letivo. “Todas as aulas dos professores estão agendadas, tudo certinho. Quando acontece isso, nos prejudica até na aplicação do conteúdo, porque agora teremos que fazer tudo apressado para repor as aulas. Não queremos só fazer trabalhos para completar o ano”, lamentou Vanessa Nobre, que está concluindo o 3º ano do ensino médio.

O gerente do escritório da Eletrobras, José Melo, explicou que a pane no sistema de energia da escola foi provocado pela sobrecarga de equipamentos. Melo informou que a distribuidora de energia depende de técnicos de Rio Branco para ligar a subestação que foi instalada na unidade de ensino.

“Era um transformador de 75 e foram colocados mais aparelhos do que suportava o transformador. Só que lá tem uma subestação nova que vai ser ligada a partir do dia 10. Lá é propriedade particular e só quem pode reformar é o governo, mas como eles já fizeram outra subestação, vão substituir aquele por um transformador mais forte. Mas na terça-feira [11] já estará tudo pronto”, garantiu.

No período em que está sem energia, a escola Dom Henrique Ruth, foi arrombada. Bandidos invadiram a unidade de ensino no último domingo (2) e levaram televisores, notebooks e outros equipamentos, que somam um valor de mais de R$ 30 mil. A direção da escola prestou queixa e o caso está sendo investigado pela Polícia Civil.