A XV edição da Exposição Agropecuária de Cruzeiro do Sul (Expoacre Juruá) começa nesta quinta-feira (30) e deve movimentar mais R$ 13 milhões durante os quatro dias de evento. De acordo com o Sebrae, a feira terá a participação de 150 empreendedores do Vale do Juruá e de outros municípios do estado.
A exposição envolve todos setores produtivos da segunda maior cidade do Acre, que tem como base principal de sua economia a farinha de mandioca. No entanto, não é a farinha que deve movimentar o maior volume de recursos durante esta edição. Este ano, oito concessionárias de veículos estarão presentes e terão participação fundamental na movimentação financeira.
Além do setor comercial, a Expoacre Juruá conta com a participação dos moveleiros de Cruzeiro do Sul, que têm um trabalho reconhecido no estado pelo design dos móveis que fabricam e de outras indústrias do município e de outras regiões. Na parte de serviços, terá o espaço das universidades locais, de secretarias do estado e da prefeitura, e de outras instituições que atuam no Vale do Juruá.
De acordo com o gerente do Sebrae, Orleilson Ferreira, o setor do agronegócio será uma das principais atrações.
“Teremos a nossa farinha, vamos ter animais, produtos agrícolas, enfim, teremos várias novidades do agronegócio. Mas, a feira movimenta todos os setores fortalecendo a economia do município”, destacou Ferreira.
A abertura da exposição será às 17h desta quinta-feira (30). “O objetivo é gerar renda no nosso município, por isso, estamos dando o apoio necessário para que a Expoacre Juruá seja um evento que possa atrair os visitantes para que as pessoas daqui apresentem seus produtos e façam bons negócios”, afirmou Cordeiro.
A exposição encerra no dia 2 de setembro e terá ainda uma praça de alimentação, parque de diversão e shows com artistas nacionais e do próprio município. A banda gospel Novo Som se apresentará na abertura da feira.
Sem cavalgada e rodeio
A Avenida Mâncio lima será, mais uma vez, o palco para a realização da Expoacre Juruá, em Cruzeiro do Sul. Pela primeira vez, não haverá a tradicional cavalgada e, devido à falta de espaço na avenida, também não terá rodeio. Durante o evento, haverá corrida de pedestres e o público vai pagar ingresso para assistir shows de bandas locais e de artistas de expressão nacional.
A corrida de pedestres será a principal novidade desta edição. A atividade está sendo organizada pelo Corpo de Bombeiros. A expectativa é que 200 atletas disputem as competições em três categorias.
Por Mazinho Rogério.