A linguagem oral é um recurso utilizado pelos povos desde os tempos mais remotos da humanidade. No Vale do Juruá e na região Amazônica como um todo é o meio em que as populações nativas e os moradores mais antigos mantêm a cultura e conhecimentos tradicionais vivos. A 3ª edição da Mostra Viver Ciência, em Cruzeiro do Sul, trabalha em torno do tema “Amazônia Viva” que busca valorizar a bagagem histórica da região. O evento busca reunir alunos de 75 escolas dos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodriguez Alves.
Esse ano, Cruzeiro do Sul saiu na frente da capital. O evento contará ainda com apresentações artísticas e científicas que valorizem a Amazônia como explica a coordenadora da mostra, Cleide Prudêncio. “Nós estamos discutindo todas as potencialidades da Amazônia, as nossas riquezas e os nossos desafios,” destaca.
Esse avento faz parte das ações da Secretaria de Educação do Acre junto ao governo do estado. A ação também está incluída dentro do fechamento do governo de Tião Viana. A vice governadora Nazaré Araújo esteve representando o governador e para ela o evento é mais uma oportunidade de mostrar a Amazônia e, também, de defesa da mesma. “Todos nós somos a Amazônia Viva, todos nós precisamos nos imaginar como defensores desse planeta porque defender a Amazônia é defender o planeta e isso casa com o desenvolvimento sustentável do milênio”, diz.
O lançamento do evento foi realizado no Teatro dos Náuas, mas as exposições serão feitas nas instalações do Instituto Federal do Acre – IFAC. Para a reitora da instituição o evento é uma grande festa do conhecimento. “O conhecimento, a tecnologia é o que faz o crescimento de uma nação, de um povo e no caso do nosso município estamos sendo agraciados com essa mostra que é o Viver Ciência”, destaca.
A organização do evento realmente ornamentou a “Amazônia Viva”, pois contou com a participação de alunos que ficaram como estátuas representado personagens e folclores da região. Veja no vídeo: