Governo retoma obras da UPA de Cruzeiro do Sul

O governador Tião Viana visitou na manhã desta quinta-feira, 19, as obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruzeiro do Sul, retomadas após vencer entraves burocráticos. Com a expectativa de chegar a 25 funcionários trabalhando no retorno das obras ainda este mês e com um investimento de mais de R$ 3 milhões, o governo do Estado espera que a UPA possa ser entregue até o final de setembro.

“No meio de toda a crise que o Brasil atravessa, nós superamos todas as barreiras e corremos atrás de cada centavo para fazer e entregar essa obra para a população de Cruzeiro do Sul. Um presente de respeito à vida e dignidade humana”, destaca Tião Viana.

Serviço de excelênciaA UPA na região do Juruá vai atender uma população estimada em mais de 150 mil pessoas, juntando Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, além dos moradores de municípios amazonenses vizinhos, como Guajará, onde a população, habitualmente, já procura atendimento de saúde na região.

Serão disponibilizados 22 leitos, distribuídos em observação masculino, feminino, infantil, individual e urgência. A UPA terá dois pavimentos e uma área edificada de mais de 2,2 mil metros quadrados, que contará com ambientes para atendimentos diversos como ambulatoriais, urgência, além de espaços técnicos que uma unidade de saúde exige.

A UPA ainda vai contar com espaços para a classificação de ris- co, quatro salas de exame, atendimento social, sala de distribuição de medicamento e posto de enfermagem. Segundo o engenheiro da Secretaria de Saúde do Acre, Rodrigo Sena, “realizamos uma reformulação do cronograma físico e financeiro da obra para que pudéssemos concluí-la mais rápido. A empresa responsável irá contratar mais funcionários e o ritmo avançará”.