23.2 C
Juruá
sexta-feira, dezembro 27, 2024

Acre tem cerca de 100 mil produtores rurais, de acordo com o IBGE

Por

- Publicidade -

Os dados preliminares do Censo Agropecuário de 2017 foram divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Embora o material coletado ainda esteja em fase de análise pelo órgão, os números preliminares já apontam que as mulheres representam apenas 20% dos produtores rurais no Acre, que tem ao menos 100 mil.

Coordenador explicou que houve uma mudança em relação ao período de referência do Censo 2017 em relação aos anteriores. Nas edições antigas o período de referência do mapeamento considerava o ano completo, já em 2017 o período de referência é o que vai de 1º de outubro de 2016 a 30 de setembro de 2017.

PESQUISA

Análises mais aprofundadas sobre as informações coletadas ainda deverão ser realizadas, já que a publicação completa do Censo deve ocorrer apenas em 2019. O que já foi disponibilizado para a população neste momento, são apenas os dados preliminares. Porém, antecipadamente, o que já se pode observar é um breve perfil dos trabalhadores rurais. Além de serem, em grande maioria, homens (80%), a maior parte dos produtores rurais do Estado tem entre 30 e 60 anos de idade.

Quando comparado com o Censo Agropecuário de 2006, o que se percebe é um aumento de 27% na quantidade total de produtores rurais existentes no Acre. O Estado também apresentou alta no que se refere à quantidade de estabelecimentos agropecuários (domicílios que possuem algum tipo de produção).

Em todo o Brasil, o Censo Agro 2017 identificou a presença de cinco milhões de estabelecimentos agropecuários, ocupando uma área total de mais de 350 milhões de hectares. Quando se avalia o uso de tal extensão de terra no país, percebe-se uma redução de 31,7% na área utilizada para lavouras permanentes – como frutas e café, por exemplo. Já a área utilizada para lavouras temporárias – como grãos e cana de açúcar – cresceu 13,2%.

- Publicidade -
Copiar