Acre contrata 270 jovens pelo Aprendiz Legal em 2018

No Acre, entre janeiro e março deste ano 270 jovens foram contratados por meio do programa Aprendiz Legal, de acordo com o resumo preliminar do Ministério do Trabalho, divulgado na sexta-feira, 4. Este é o primeiro passo para o mercado de trabalho de forma regular.

A quantidade representa 15,81% do potencial de vagas no estado, que é de 1.708. Em todo o país foram 124,730 contratações, de um total de 953.721 oportunidades, o que significa que apenas 13,08% das oportunidades foram oferecidas pelas empresas.

A Superintendência Regional do Trabalho no Acre (SRT-AC) promoveu em janeiro um encontro com os representantes e parceiros do programa no estado para discutir a lei da Aprendizagem.

Além de possibilitar o debate sobre a regulamentação de cotas sociais para aprendizes, o encontro teve como objetivo sensibilizar as empresas a priorizarem a contratação de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.

A legislação brasileira diz que todas as empresas de médio e grande portes devem manter em seus quadros de funcionários adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos, na modalidade Aprendiz, com cotas que variam de 5% a 15% por estabelecimento.

O balanço prévio mantém o ritmo de contratação dos anos anteriores, e no decorrer do ano novas contratações devem ser realizadas. No ano passado, 897 jovens foram contratados por meio do programa, 50,31% do potencial de vagas no estado, que era 1.783.

O superintendente regional do Trabalho no Acre, Taumaturgo Lima Cordeiro diz que pretende estabelecer e fortalecer parcerias com as entidades para desenvolver projetos com adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, entre eles os de Aprendizagem Profissional.

CIEE

Existem várias forma de se tornar um jovem aprendiz, mas o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) é uma das que mais oferecem vagas no estado do Acre. As oportunidades podem ser conferidas no site do CIEE, ou nas sedes presenciais da instituição. Em Rio Branco, o Centro está localizado na Av. Getúlio Vargas, 3640 – Procon.