A Polícia Militar do Acre, por meio do 8º Batalhão de Cruzeiro do Sul, deu início na manhã deste sábado, 24, ao ano letivo da Guarda Mirim, projeto que tem como foco a inclusão social e a elevação da autoestima de jovens e adolescentes.
Por meio de atividades teóricas e práticas, além de cursos diversos, o projeto visa despertar nos jovens o espírito humanitário e solidário e a consciência cidadã, além de envolvê-los em ações cívicas e culturais com base nos fundamentos dos direitos humanos.
A vice-
O primeiro tenente e responsável pela Guarda Mirim de Cruzeiro do Sul, Alderlei Almeida, frisou que, mais importante que ensinar através do exemplo, das palavras e dos conselhos, é colocar essas crianças e adolescentes num ambiente onde eles vivenciem aquilo que queremos que eles aprendam.
“Quando fazemos todos os ritos da PM com os guardas mirins queremos que se sintam cidadãos. A ideia é despertar neles a vontade de praticar coisas boas para suas vidas e para a sociedade. O mais importante é eles se sentirem respeitados”, destacou o tenente.
José Rafael Ferreira, três anos de Guarda Mirim, revelou que está vivenciando uma experiência maravilhosa. “Antes eu não conhecia a rotina da PM, hoje tenho mais responsabilidade e sou mais disciplinado. São ganhos que levaremos para a vida toda”, afirmou.
Ana Beatriz Silva, Cabo da Guarda Mirim revelou: “Ser Guarda Mirim é ajudar a sociedade. Aqui temos a oportunidade de tirar pessoas da rua e da violência. Para mim é uma honra e um ensinamento fazer parte dessa equipe. Tenho um sonho de um dia ser tenente da PM, vou realizar esse sonho”, confessou.