Polícia Federal realiza palestra antidrogas em aldeia indígena

Considerando a proximidade do dia 19 de abril, alusivo à comemoração ao indígena, a Polícia Federal no Acre por meio do CONFRON de Santa Rosa do Perus, realizou uma palestra preventiva ao uso indevido de drogas na Aldeia São Vicente. O momento foi propício para realizar a palestra antidrogas devido a aglomeração de jovens indígenas que vieram de várias outras aldeias para participar de um campeonato de futebol indígena, uma competição entre a microrregião I e II do Alto Rio Purus.

Com a superação de questões como a logística, o percurso de mais de 6 horas de barco e o convencimento dos índios quanto ao trabalho preventivo da Polícia Federal, houve um discurso de aproximadamente 1 hora no qual foi exposto as consequências do uso indivíduo de drogas como a dependência, tolerância, crises de abstinência e overdose. Ressalta-se que houve explicação sobre as dificuldades de recuperação e que a prevenção é o melhor remédio.

Após este trabalho junto a aldeia São Vicente, a Polícia Federal foi informada da boa recepção e do sentimento de gratidão dos povos indígenas referente a importância dos conteúdos apresentados.

Outras palestras como essa estão em pauta na Polícia Federal do Acre.