O Navio Hospital Dr. Montenegro chegou em Cruzeiro do Sul nesta quarta-feira, 31, vindo de Manaus, Amazonas. A equipe do Navio Hospital é composta por 75 militares, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, entre outros.
A expectativa é que a embarcação permaneça até o início de abril realizando atendimentos médicos, odontólogicos, exames laboratoriais, mamografias e distribuição de medicamentos, além de pequenas cirugias e palestras preventivas para a população do Vale do Juruá.
O capitão de corveta Armando da Silva Costa Neto, Comandante do navio retratou a dificuldade da navegação e a expectativa para os atendimentos realizados no Juruá.
“Tivemos bastante dificuldade de navegação no trecho Eirunepé à Cruzeiro do Sul, chegando aqui hoje, 31. Esperamos atender a população do Estado do Acre levando o que um navio tem de melhor em assistência hospitalar, exame de mamografia, radiografia, exame de sangue, atendimento médico e odontológico e o grande diferencial do navio que é a entrega de medicamentos, de forma gratuita para população, todo o tipo de medicamento incluindo ácido fólico para grávidas.”, disse o Comandante.
De acordo com o Capitão o navio bateu seu próprio recorde, pois conseguiu trazer uma tonelada e meia de medicamentos para doar à população ao longo dos atendimentos.
A previsão para este ano é realizar mais de 15 mil atendimentos, buscando sempre as comunidades mais isoladas e os ribeirinhos.
Os atendimentos começarão no interior de Cruzeiro do Sul e dependendo do nível de água do rio Juruá o navio irá subir para atender as comunidade mais carentes de Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo que ficam ao extremo do Estado do Acre. Com informações de Lidiane Gaspar.