O atletismo acreano tem uma boa notícia para comemorar antes do início da temporada de competições. Durante Assembleia Geral Ordinária da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), realizada em São Paulo, na semana passada, entre os dias 29 de março e 1º de abril, ficou acordado, em conformidade com todas as federações, que o estado terá vagas garantidas nos Campeonatos Brasileiros Sub-16, Sub-18 e Sub-20 deste ano. A novidade foi anunciada pelo secretário geral da Facat, João Renato Jácome, representante do Acre na reunião.
Segundo o dirigente, uma solicitação foi feita no começo do mês de março à CBAt, baseada no fato da Facat só poder realizar as competições locais no segundo semestre, por isso os atletas não teriam tempo hábil para obterem os índices para provas nacionais.
– Nos brasileiros, podemos inscrever até 30. Agora, nos regionais, além dos atletas do ranking, que eram quem podia competir, vamos poder colocar mais cinco extras, ou seja, se não temos nenhum atleta no ranking, mesmo assim, poderemos participar. É uma conquista muito importante. A gente colocou isso na mesa e os demais presidentes aprovaram. É uma forma de viabilizar a participação de todos, independente do ranking. Mas a verdade é que nos últimos cinco anos temos entrado em todos os rankings de categorias, com resultados satisfatórios – enfatiza João Renato.
De acordo com ele, “os atletas os atletas serão selecionados pelas melhores marcas, com base nas marcas obtidas em 2016, já que as provas estaduais desta temporadas serão realizadas somente no segundo semestre”.
As provas nas quais o Acre tem vagas garantidas são: 100m, 200m, 400m, 800m, 1500m, 3000m, Salto em Distância, Salto em Altura. O estado terá cinco vagas nos troféus regionais do Norte/Nordeste e ainda no Norte/Nordeste/Centro-Oeste.
João Renato diz que a federação está trabalhando desde o início do ano no planejamento da situação. E aguarda a definição do calendário nacional de competições para anunciar o estadual, que deve ter o primeiro evento no mês de maio.
– A gente ainda não tem, de forma oficial, apoio financeiro para participar. Essa é uma questão que estamos planejando desde de janeiro. Estamos esperando o calendário dá CBAt ser enviado. Isso deve acontecer nesta quarta – completa.
Globoesporte.com/ac