Na semana anterior, uma reportagem publicada no site Juruá em Tempo revelou que a Câmara de Vereadores autorizou o pagamento de cinco diárias ao presidente da Câmara, Romário Tavares para realizar um trabalho institucional em Rio Branco no período entre os dias 12 e 17/02, sem que o mesmo tenha saído de Cruzeiro do Sul no referido período. A autorização para o pagamento das diárias saiu no Diário Oficial e foi publicada no Juruá em Tempo. Em um site da capital, o vereador respondeu afirmando que teria comunicado à câmara que não iria naquela data, mas em outra ocasião. A matéria, contudo, não traz o documento que comprove que houve tal comunicação e em que data tenha ocorrido.
Ainda assim, segundo o regimento da casa, o presidente deveria ter devolvido o valor das diárias e colocado novamente em votação sua ida à capital, o que não ocorreu.
Segundo o vereador Leandro Cândido (PSL), o pagamento das diárias do presidente foi votado em plenário, mas não houve qualquer comunicação da mudança das datas de viagem. O vereador deverá fazer um pronunciamento na sessão desta terça-feira sobre o assunto. “Quero saber o porquê desta falta. Precisamos, mais do que nunca, de transparência perante o público”, disse.