O navio de assistência hospitalar “Doutor Montenegro”, da Flotilha do Amazonas, ancorou no porto de Cruzeiro do Sul, interior do Acre, na tarde desta terça feira (31) para prestar atendimento médico, odontológico e laboratorial, além de pequenas cirurgias aos ribeirinhos afetados pela cheia do rio Juruá. A estimativa é que mais de 20 mil pessoas sejam atendidas até o dia 6 de abril, quando ele volta para o Amazonas.
Os atendimentos devem iniciar na quarta-feira (1) na Escola Maria Lima de Souza. Essa é a 17ª edição da ação promovida pela Marinha do Brasil. A embarcação conta com uma equipe de 25 tripulantes, sendo 14 oficiais e 11 praças com destaque para médicos, dentistas e enfermeiros. O atendimento é aberto às populações carentes de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.
O comandante do navio, capitão Ramon Rodrigues explica como devem ser os atendimentos. “O navio fará medicina preventiva; atendimento médico e odontológico; palestras para as comunidades e entrega de medicamentos. O navio passou por reforma nos consultórios odontológicos com aquisição de cadeiras odontológicas novas e um mamógrafo”, salienta.
Os atendimentos devem ser concentrados em Cruzeiro do Sul, devido à cheia do Rios Juruá, que impede a passagem da embarcação pela Ponte da União. A expectativa é que os demais municípios da região recebam a equipe depois que o nível do rio diminuir.
Com informações do Portal G1.