Na manhã desta sexta-feira (10), o Senador Jorge Viana, pôde ver de perto, os problemas causados pela cheia histórica do Rio Juruá. Nas primeiras horas do dia, o Senador esteve na Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul, visitando o prefeito Ilderlei Cordeiro. No gabinete do prefeito, Jorge Viana fez questão de ressaltar a importância da união, que se formou, durante à época de cheia do Rio Juruá. Para ele, isso foi o principal aspecto, pelo qual, vários recursos federais puderam ser liberados em Brasília.
“A eficiência do prefeito Ilderlei Cordeiro em decretar estado de emergência, e a união de Senadores e Deputados Federais da bancada do Acre em Brasília, fizeram com que tudo pudesse andar normalmente, e com que conseguíssemos a visita do Ministro da Integração em nosso município, para que pudesse acompanhar de perto, a situação que Cruzeiro do Sul estava vivendo”, ressaltou
Durante sua agenda, o Senador esteve na sede do Corpo de Bombeiros, onde pode acompanhar uma paletra mistrada pelo Coronel Araujo, que passou informações recolhidas pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Destacou os principais assuntos que rodeavam a cheia do Rio Juruá. Desabrigados, desalojados, atingidos, locais afetados e também sobre o total de família que esteve nos abrigos durante a época de cheia.
Jorge Viana fez questão de ressaltar que os trabalhos ainda não acabaram. De acordo com o Senador, este é o momento em que as famílias irão necessitar ainda mais do apoio das autoridades públicas, já que com a vazante do Rio, o cenário de destruição nos bairros e áreas atingidas, deve ser grande ainda.
“Devemos lembrar que quando o Rio seca, fica um cenário de destruição nas áreas atingidas. São casa repletas de lama, móveis perdidos, alimentação diária perdida, ou seja, devemos lembrar que essas pessoas necessitam da nossa ajuda neste momento em que retornarão para suas residências”, falou.
Jorge ficará três dias na região do Vale do Juruá, onde fará visita em Rodrigues Alves e Mâncio Lima.
Visitará oficialmente os prefeitos dos três municípios do Juruá, dando continuidade à série de visitas que vem fazendo, desde os primeiros dias do ano, as cidades acreanas.
“Ficarei aqui no Juruá, estes dias, pra conversar com as pessoas e ver de perto todos os problemas causados pela cheia do Rio Juruá. Quero ajudar naquilo que for possível, pois sei que é terrível o sofrimento dessas famílias que perderam tudo com essa cheia histórica”, finalizou o Senador.
Durante sua agenda, o Senador contou com a companhia do prefeito da cidade. Ilderlei Cordeiro também fez questão de agradecer a ajuda e visita do Senador no município, e ressaltou a importância da união de todos, nesse momento.
“Quero agradecer aqui de coração, a toda união do Governo Federal, Estadual e Municipal,a sociedade, as instituições que nos ajudaram neste momento tão importante de cuidar e preservar destas vidas que foram afetadas pela cheia do Rio Juruá. Agora, entramos no segundo passo, de auxiliar as famílias na volta as suas casas. O Governo Federal já liberou kit de higiene, kit de limpeza, kit de cesta básica e poderemos agora, trabalhar e auxiliar todas as famílias no retorno adequado para suas residências”, finalizou