Forças iraquianas expulsam EI de 14 aldeias em bairro de Mossul

As forças iraquianas libertaram 14 aldeias do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) em um bairro de Mossul durante o primeiro dia da operação militar para retomar a parte ocidental da cidade, disse o tenente-general Abdul Amir Rashid Yarallah, comandante da Operação.

Mais cedo, o primeiro-ministro iraquiano Haider Abadi anunciou o início das operações para libertar a parte ocidental de Mosul dos militantes do EI.

De acordo com a declaração do comando da operação, as forças iraquianas também conseguiram assumir o controle da principal estação de energia, que fornece todo o banco ocidental de Mossul com eletricidade.

O exército iraquiano, a Polícia Federal, as unidades de resposta rápida da elite e as forças principalmente xiitas Hashd al-Shaabi estão participando da operação conjunta para libertar o oeste de Mossul, segundo relatos da mídia.

Na sexta-feira, o Comando Central dos EUA (CENTCOM) disse que cerca de 5.000 iraquianos terminaram um treinamento de vários meses para participar da campanha para libertar Mossul e lutar contra os terroristas que detêm a cidade.

Iraque e forças de coalizão lideradas pelos EUA liberaram a parte oriental da cidade em janeiro.

Mossul, a segunda maior cidade do Iraque, foi capturada por militantes da Daesh em junho de 2014. Forças iraquianas e norte-americanas libertaram a parte oriental da cidade no final de janeiro de 2017, enquanto sua parte ocidental permanece sob o controle dos terroristas.

 

Com informações do Sputnik Brasil.