33.7 C
Juruá
sexta-feira, novembro 15, 2024

Em Cruzeiro do Sul, Ministro garante recurso de 4 milhões para atender às famílias atingidas pela cheia do Rio Juruá

Por

- Publicidade -

Em Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá registrou nesta semana, a maior enchente registrada desde os últimos 22 anos. Nesta sexta-feira (03), o Rio apresentou uma redução de 2 centímetros no volume da água, chegando a marca de 14,22 metros. De acordo com capitão do Corpo de Bombeiros, Rômulo Barros, a previsão é que as águas do Rio continuem baixando a partir de agora.

“Essa água está descendo mais lentamente em virtude do Rio Moa, que continua subindo e isso tem dificultado a vazante, mas a expectativa é que ele continue descendo durante todo o dia e esperamos que nos próximos dias ele volte à sua média normal do período em que vivemos”, ressaltou.

De acordo com dados da Defesa Civil estadual, cerca de 3.552 pessoas foram atingidas pela cheia do Rio Juruá, sendo que, cerca de 97 famílias estão desabrigadas e 707 outras, estão abrigadas em casa de famílias ou parentes.

Nesta sexta-feira (03), o Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, juntamente com a bancada federal do Acre, senadores e deputados estaduais, estiveram em Cruzeiro do Sul e vistoriaram os abrigados onde algumas famílias estão alojadas.

De acordo com o Ministro, constatando o reconhecimento da situação de emergência, o governo federal disponibilizou imediatamente um montante de quase R$ 4 milhões para ações emergenciais, com cestas básicas, kits de higiene e colchonetes. “São recursos para este momento de sofrimento, para que possam minimizar as dificuldades e trazer tranquilidade às famílias”, disse.

Além de liberar o recurso, para ações emergenciais, o Ministro também acrescentou que mais verbas devem ser liberada para ajudar no atendimento das áreas atingidas. Além disso, salientou que as outras cidades acreanas, que também enfrentam enchentes – Rodrigues Alves e Tarauacá, devem ser atendidas com as ações emergenciais e de pós-enchente.

“Passaremos, de agora em diante, a garantir a recuperação da cidade. A prefeitura deve apresentar nas próximas semanas um plano de trabalho para recompor as áreas atingidas, para, consequentemente, podermos liberar esses recursos, assim Cruzeiro do Sul poderar restabelecer  sua condição urbana”, ressaltou.

O governador do Acre, Tião Viana, esteve no decorrer da manhã, visitando várias famílias que foram afetadas pela cheia do Rio Juruá. Tião fez questão de percorrer alguns trechos de voadeira, pelo Rio Juruá, e conversou com várias famílias que foram atingidas pela enchente. Após isso, o governador cumpriu agenda com o Ministro da Integração, que sobrevoaram as áreas atingidas em Cruzeiro do Sul.

“Graças a Deus a União está presente. Governo do Estado, Prefeitura, Governo Federal. O ministro, que agora está trazendo ajuda imediata a Defesa Civil de quatro milhões de reais. A bancada federal que está toda reunida aqui. Isso gera uma possibilidade de respeito e dignidade as pessoas, que irão precisar bastante agora, e também após a baixa do Rio, pois enfim, os prejuízos são muito grandes”, finalizou.

- Publicidade -
Copiar