Ponte da União é alvo de vândalos em Cruzeiro do Sul

Pedestres que passam pela Ponte da União, em Cruzeiro do Sul, cobram providências das autoridades e denunciam que vândalos estão destruindo a grade de proteção do local que diariamente é usado por centenas de pessoas, principalmente as que residem no bairro Miritizal. As pessoas suspeitam que usuários de droga estejam retirando as barras de ferro para vender e comprar entorpecente.

Morador do bairro Miritizal, que utiliza a ponte com frequência, Francisco das Chagas Freitas Sombra, de 47 anos, acha que a depredação é coisa de marginal. “Isso fica perigoso para as pessoas e crianças que podem cair, e se cair morre. Isso é uma destruição, é coisa de marginal. Acho que estão tirando para vender e comprar entorpecente. Quem faz isso é malandro, pessoas de bem não fazem isso”, diz.

A dona de casa Rosângela de Araújo Silva, de 30 anos, pede que as autoridades resolvam o problema. “Acho isso um absurdo. Antes da ponte a gente tinha que atravessar o rio pagando catraieiro. Passo por aqui com crianças. Vai que eles terminam de arrancar o resto. Todas as pessoas correm risco ao passar por aqui. Para mim, as autoridades devem tomam uma providência sobre isso”, fala.

Entramos em contato com o gerente do Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre) na cidade, Josinaldo Batista, e foi informado que a manutenção do local é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

“Tomamos conhecimento dessa situação. Já passamos um relatório para Rio Branco sobre a situação e não sei ainda qual será o encaminhamento. O diretor me disse que a ponte foi repassada ao Dnit e a responsabilidade é do Dnit. A obra foi feita através de um convênio com o Governo Federal. Estamos vendo até que ponto podemos fazer a manutenção dessa ponte”, explicou Batista.

O supervisor do Dnit do no Acre, Thiago Caetano, por sua vez, explicou que o órgão ainda não está responsável pela ponte devido a alguns trâmites legais mas que vai informar o problema para a Polícia Rodoviária Federal (PRF-AC) para que órgãos de segurança sejam acionados para coibir a ação dos vândalos.

 

Com informações do G1.