O senador Jorge Viana (PT-AC) pediu, nesta segunda-feira (30), ao chefe da Defesa Civil Nacional, Cel. Renato Nilton, apoio às famílias desabrigadas pela cheia dos rios no Juruá. O senador falou do número de desabrigados e pediu que equipes fossem enviadas para auxiliar no socorro às vítimas da alagação. A partir do pedido do senador, a Defesa Civil entrou em contato com o estado para tratar do apoio às pessoas desabrigadas.
O Rio Juruá transbordou deixando, até o momento, 121 famílias desalojadas. Um total de 543 pessoas, só em Cruzeiro do Sul. Em Tarauacá, o rio também já causa transtornos. O município, que em 2015 foi atingido por nove enchentes no inverno, já tem famílias sofrendo também este ano, com 18 pessoas desabrigadas.
Outro problema no Juruá é a cheia do Rio Moa, afluente do rio, que transbordou, interditando a estrada entre Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima.
Para o senador Jorge Viana este é um momento onde toda ajuda é bem vinda: “É uma situação muito difícil para as famílias que precisam deixar suas casas. Toda ajuda é necessária. As previsões são de continuidade das chuvas. Por isso, temos que estar preparados”, disse. “Falei com o Chefe da Defesa Civil, sei que o Governador Tião Viana está totalmente empenhado em ajudar e espero que possamos minimizar o sofrimento das pessoas”, concluiu.